Fazer do medo Coragem: Resgatar a Vida | Teresa sem medo

Fazer do medo Coragem: Resgatar a Vida

Comente este artigo
É  a concretização de um sonho antigo, este meu primeiro livro – Fazer do Medo Coragem. Um livro que surge como corolário de um processo de resgate da minha vida.

De facto, tornei-me perita em esticar a fasquia e elevei sempre os meus limites até ao limite máximo. Se as coisas não aconteciam, eu forçava-as a acontecerem. Fui uma controladora típica. Tentava controlar os outros, os acontecimentos, mas, sobretudo, controlava-me.

Este processo ocorria porque eu tinha medo de deixar que simplesmente as coisas decorressem nos seus ritmos. Acreditava que se largasse o controle fracassava. Com isso, acabei por me concentrar muitas vezes naquilo que não tinha, na falta, no que não era.
Andei a fazer de super-mulher anos e anos a fio. Esgotei-me a mim e aos outros. Era super exigente comigo, com os resultados e com os resultados dos meus colaboradores e das pessoas que comigo partilhavam a sua vida. No fundo, eu tinha medo de deixar acontecer. Medo de me permitir abandonar o controlo dos resultados.

Nesta labuta em que vivi tantos anos, esgotei a minha identidade e cheguei a vender a alma ao diabo. Que é como quem diz, para não me abandonarem, para não enfrentar o meu medo da carência e o meu medo de ficar sozinha, aceitava que me usassem como arma de guerra, como bulldozer. Vivi muitos anos angustiada. Não devido ao que era. Mas a tentar ser aquilo que julgava dever ser.

Só quando atingi os meus limites, quando a vida me obrigou a parar, oferecendo-me uma doença como companhia, só nesse momento comecei a focar-me naquilo que era de facto importante para mim e para a minha vida. Costumo dizer aos meus trainees que a vida só começa a fazer sentido quando deixamos sair a nossa humanidade e enterramos a armadura de guerra que carregamos como se essa fosse a única solução. Nessa fase de redenção, que nos mete tanto medo, pelo menos a mim meteu-me, começamos a acreditar que ainda vale a pena. A acreditar, em primeiro lugar, que nós valemos a pena!



É este meu percurso, ao longo de 25 anos, que descrevo no Fazer do Medo Coragem. São 192 páginas, com 10 histórias reais de pessoas como nós, também elas a fazer o seu caminho em busca da felicidade.

Com Prefácio de Helena Sacadura Cabral, este livro é para consumir devagar, passo a passo, construindo as bases do resgate da nossa Coragem, que um dia deixámos para trás.


0 comentários :

Enviar um comentário